Quando vão acontecer as Eleições 2022?

As eleições de 2022 estão previstas para acontecer no domingo dia 2 de outubro do ano que vem.

Segundo informações do TSE, na próxima edição das eleições, estão previstas a participação de mais de 145 milhões de eleitores brasileiros.

Nesta votação de 2022, os eleitores irão escolher os representantes para a presidência da República,  governadores, além de senadores e deputados federais, estaduais e distritais, que governarão por um período de quatro anos.

Caso haja segundo turno, a data prevista é o dia 30, no último domingo do mesmo mês.

Como funciona o processo eleitoral brasileiro?

Desde os anos 2000, o processo eleitoral passou a ser informatizado, através do uso da urna eletrônica brasileira como medida, para garantir a normalidade na hora da votação, a segurança do voto e a liberdade democrática.

Já em 2008, com o objetivo de melhorar ainda mais este processo, foi adotado um sistema biométrico de identificação do eleitor. Segundo levantamento feito recentemente, até  julho de 2020, mais de 119 milhões de eleitores tiveram suas digitais cadastradas para votar com o sistema de identificação biométrico.

Quem pode votar nas Eleições 2022?

Pessoas com idade entre 18 e 70 anos devem votar, já que o voto é obrigatório no Brasil. No entanto,  a participação na eleição é facultativa para pessoas com 16 e 17 anos, idosos com mais de 70 anos e para pessoas analfabetas

Caso o eleitor esteja fora da sua cidade no dia da eleição ele deverá justificar a ausência através do aplicativo e-Título, ou no local de votação mais próximo a você,  nos dias de votação.

A ausência na eleição pode ser justificada em um período de até 60 dias após o turno de votação perdido, através da apresentação de algum comprovante como atestado médico ou bilhete de viagem. Essa justificativa também pode ser feita através do aplicativo e-Título.

Já para quem mora fora do país, pode votar apenas para o cargo de presidente da república

na Zona Eleitoral do Exterior (ZZ).

Qual a documentação necessária para levar na hora da votação?

No momento da votação é necessário que o eleitor tenha em mãos um documento oficial  com foto, são aceitos: RG, Passaporte, Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação.

Não esqueça da sua documentação, pois sem um documento oficial com foto você será impedido de votar e terá que justificar o voto.

Além de claro ter que apresentar o seu Título de Eleitor nesse caso, você pode usar o aplicativo e-Título na hora de votar, basta mostrar o seu celular para o mesário no momento da votação. É possível votar sem o Título de Eleitor, mas você precisa saber o seu local de votação e claro levar um documento oficial com foto.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.