História do Marcos Felipe do Bahia: conheça o jogador
O Bahia recebeu um reforço de peso em dezembro de 2022, vindo diretamente do Rio de Janeiro: Marcos Felipe De Freitas Monteiro, nascido em Linhares-ES, agora faz parte do Esquadrão. O goleiro, apelidado carinhosamente de “O Profeta”, traz consigo uma história de superação e conquistas, oriundas de sua trajetória no Fluminense-RJ, onde foi formado.
Aos 26 anos, Marcos Felipe do Bahia chega ao clube por empréstimo, com opção de compra até o final da temporada 2024. Sua estreia marcante ocorreu no triunfo por 3×1 contra a Juazeirense, contribuindo para a conquista do Campeonato Baiano de 2023. Após uma campanha impressionante, o goleiro sofreu apenas 8 gols em 11 jogos.
A Experiência no Fluminense e as Conquistas
No Fluminense, “O Profeta” deixou sua marca, com convocações desde o sub-15 para as seleções brasileiras de base.
Destacou-se ao conquistar o Torneio de Toulon, na França, em 2014, no sub-20. Sua participação em 2021 foi fundamental para a classificação do Flu na Libertadores, com 65 partidas disputadas, e a vitória no Campeonato Carioca de 2022.
Apresentado oficialmente pelo Bahia em setembro de 2022, Marcos Felipe trouxe consigo a determinação de assumir a meta de um grande time de Série A. Motivado a retomar o status de titular, o goleiro enxerga no Bahia a oportunidade de jogar mais regularmente, destacando a competitividade entre os goleiros como elemento fundamental para o crescimento pessoal e do time.
“A minha vinda para cá foi em busca de motivação mesmo, para poder voltar a jogar. Aqui a competição entre os goleiros será a mais respeitosa possível, a competição faz todo mundo crescer e a minha expectativa é a melhor possível”, afirmou Marcos Felipe.
Adaptação à Escola Portuguesa
Com uma comissão técnica portuguesa liderada por Renato Paiva e Rui Tavares como preparador de goleiros, Marcos Felipe encara uma nova experiência. Reconhecendo as diferenças de metodologia europeia, o goleiro acredita em uma adaptação rápida e no fortalecimento do Bahia.
“Está sendo uma experiência nova para mim. Tem suas diferenças, sim, são escolas e metodologias diferentes, europeias. E vai servir de aprendizado. Lógico que cada um tem suas verdades e faz do seu jeito, então vou procurar assimilar o mais rápido possível”, destacou o goleiro.
Expectativas para o Futuro
Ao falar sobre a montagem do elenco, Marcos Felipe expressa otimismo em relação ao técnico Renato Piava e projeta um ano de conquistas para o Bahia. “A expectativa do elenco junto ao mister Renato é das melhores.
O torcedor pode ter certeza que não vai faltar empenho de nenhum atleta, todos nós vamos nos dedicar 120% para dar o máximo de alegria e conquistar o máximo de títulos possível.”
Com a bagagem de ter figurado nas seleções de base, Marcos Felipe sonha alto. O goleiro espera voltar a vestir a amarelinha, dessa vez como profissional. “Seleção para mim é o auge de qualquer atleta. Creio que consegui evoluir muito com o que vivenciei lá [na base], então espero poder ter oportunidades na seleção principal. Vivenciei tudo na base e quero vivenciar no profissional”, ressaltou o goleiro.
Marcos Felipe, ou “O Profeta”, continua sua jornada no futebol bahiano, agora representando as cores do Bahia. Sua determinação e experiência prometem ser pilares essenciais para o sucesso do Esquadrão nesta temporada.